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Confira 7 dicas de como criar uma fachada de loja atraente
22/Nov/2021
São vários os detalhes que precisamos prestar atenção em uma loja. É preciso cuidar da gestão de funcionários, do controle de estoque e da gestão financeira. Mas, além disso, é importante que a loja esteja bem apresentada aos clientes, com uma boa decoração e uma fachada atraente.
A fachada de loja é um item essencial para atrair os clientes. Ela precisa chamar a atenção de longe e fazer com que os consumidores se sintam bem para entrar no estabelecimento. Além disso, é preciso deixar claro do qual é o segmento da loja.
A seguir, confira o quão importante é a fachada e conheça 7 dicas sobre como fazer uma fachada de loja focada em atrair mais clientes.
Qual é a importância da fachada de loja?
A fachada de loja é essencial para atrair as pessoas e fazê-las entrar no seu estabelecimento. Ela é o cartão de visitas da loja, capaz de atrair ou afastar os clientes. Por mais que pensemos que não podemos julgar algo sem conhecer, tendemos a entrar em uma loja quando sentimos mais simpatia pela fachada.
Por isso, para atrair novos clientes e para auxiliar na fidelização é preciso dar mais atenção à fachada. Não basta apenas pintar nas cores da loja, é importante fazer algo mais criativo e que chame a atenção das pessoas que estão passando pela frente, despertando um sentimento positivo nelas.
Outro ponto importante é pensar no que você deseja transmitir aos seus clientes. Afinal, a fachada é o primeiro contato do consumidor com a sua marca e a forma como você se mostra a ele faz toda a diferença nessa relação. Aliás, ela precisa deixar claro qual é o segmento da sua loja.
Se você está pensando sobre como transformar a fachada da sua loja e ainda não sabe, fique tranquilo. A seguir, encontrará dicas valiosas para resolver esse problema.
Como montar uma fachada de loja?
Como forma de ajudar a criar uma fachada criativa, convidativa e que se destaca no meio das outras, listamos 7 dicas para você utilizar na sua loja.
1. Evite a poluição visual
Criar uma fachada bacana não é o mesmo que enchê-la de cartazes, objetos e adereços. Isso só vai confundir as pessoas que estão passando pela frente da sua loja e causar a sensação de desorganização.
Uma fachada pode sim incluir um cartaz, letreiros e itens de decoração, desde que eles possam ser distinguidos um dos outros e estejam em locais estratégicos. Além do mais, é importante observar a composição de cores da sua fachada, ela precisa ser harmônica para não causar uma confusão em quem a vê.
Ao pensar na fachada da sua loja considere que “menos é mais”. Dê preferência a um design que seja convidativo e harmônico.
2. Utilize as cores da marca
Ao colorir a fachada de loja procure utilizar as cores do logotipo. Isso proporciona mais identificação do público e deixa o estabelecimento conectado com a marca. Porém, se sua marca for muito colorida, analise se precisará colocar todas as cores na fachada ou se é melhor escolher apenas uma. Lembre-se, menos é mais.
Além das cores, procure brincar com a característica do imóvel. Nem sempre ele precisará de uma profunda reforma para conseguir uma bela fachada. Por exemplo, se a sua loja está em uma construção antiga, aproveite para restaurá-la e inserir elementos modernos na fachada.
3. Contrate um profissional especializado
Uma ótima forma de não errar na hora de projetar a fachada de loja é contar com a ajuda de um profissional especializado. Procure por um arquiteto ou um design especializado em layout de comércios e que tenha experiência em fachadas para que ele possa entender o conceito do seu negócio e desenvolver a frente da sua loja.
O profissional especializado estudou e tem experiência, por isso ele consegue propor ideias que vão estar de acordo com a marca e que também farão a loja se destacar entre as demais que estão em torno.
4. Seja criativo
Ser criativo na hora de fazer a fachada é uma ótima escolha para se destacar entre os demais estabelecimentos da região. Por isso, busque por referências, pense fora da caixa e faça alguns testes no papel.
Mas, lembre-se, criatividade é diferente de colocar um monte de cor e objetos na fachada com diversas referências sendo que elas não conversam entre si. Ser criativo pode ser utilizar apenas uma cor e com ela fazer um desenho geométrico que chame a atenção, por exemplo.
5. Saiba o que pode e o que não pode
Muitas cidades brasileiras têm suas próprias normas do que é permitido ou não ser colocado na frente das lojas. Elas podem proibir letreiro, placas e outros objetos que possam causar poluição visual.
Por isso, antes de fazer qualquer mudança efetiva na fachada da loja, verifique junto da prefeitura da sua cidade se há alguma norma a ser seguida. Se houver, atenda à norma, pois, caso contrário, o seu negócio correrá o risco de receber multa e ter que remover os objetos da frente da loja.
6. Entenda como as pessoas olham para a sua fachada
Você já experimentou caminhar em frente ou próximo à sua loja para analisar como seu estabelecimento é visto pelas pessoas? Ou melhor, já perguntou para os seus clientes o que chama mais atenção na hora de entrar na loja?
Investigue como as pessoas olham para a fachada da sua loja, se elas se sentem bem com o que veem ou se há algo que as incomoda. Ouvir a opinião dos clientes é essencial para planejar uma fachada que impactará de forma positiva e atrairá mais pessoas para conhecer o seu negócio.
7. Siga as tendências
Seguir as tendências é uma boa opção para deixar a sua loja mais moderna e atual. Hoje, está em voga um estilo mais minimalista, no qual menos é mais.
É comum usar cores menos intensas, com poucos objetos decorativos, e somente algumas peças na vitrine, afinal, não é preciso expor todos os produtos da loja. Esse é um dos modelos, mas não é uma regra.
O ideal, é pesquisar por referências atuais e ver o que mais combina com o conceito da sua loja e o seu público. Assim, você tem uma base do que é considerado um layout bacana e do que já está ultrapassado.
Neste conteúdo, você aprendeu que a fachada de loja é essencial para que seu negócio atraia os clientes que estão passando pela frente do comércio, despertando nessas pessoas a vontade de conhecer seu estabelecimento e o desejo de consumir seus produtos, aumentando sua lucratividade.
Além de criar a fachada, também é importante fazer a manutenção. Pois a ação do sol e da chuva desbotam a cor, sujam e até estragam a construção que está exposta. E nada pior do que deixar a fachada sem manutenção, pois isso passa a impressão de descaso ou de que o que você vende não tem qualidade.
Fonte: Vivaurba.